bomba para piscina
BOMBAS E FILTROS

Bomba para piscina: Qual o melhor modelo?

Você sabia que a usar a bomba errada na sua piscina pode colocar todo o seu trabalho de manutenção e tratamento em risco? Não? Então continue sua leitura e saiba a importância de escolher a bomba para piscina correta e os melhores modelos para cada necessidade.

Não deixe de conferir – Para o que serve e quando usar o ácido cianúrico na piscina?

Qual importância da bomba para piscina?

A bomba para piscina é tão essencial que possui até mesmo mais de uma função. A primeira delas é a limpeza, já que auxilia na filtragem e evita a sedimentação no fundo da piscina. Ou grande benefício é que, junto ao trocador de calor, ela auxilia no aquecimento da água. Visto que mantém a temperatura da água homogênea em toda a profundidade da piscina.

Caso bomba para piscina quebre ou não seja o suficiente para o volume de água, será muito mais difícil manter a piscina limpa e livre de algas. Além disso, sem a bomba para piscina, é impossível testar a qualidade do seu aquecedor. Já que a água aquecida ficará em apenas uma área, impossibilitando a averiguação do potencial do aquecedor.

Como escolher uma bomba para piscina?

Escolher a bomba para piscina não é lá uma tarefa muito fácil, já que precisa que todos os requisitos sejam atendidos para se tornar uma boa aquisição. Os pontos a serem considerados são:

Volume da sua piscina

A função da bomba para piscina é fazer com que toda água circule, com o intervalo máximo de 10 horas. Para isso ela deve dar conta do volume de água que consta em sua piscina.

Normalmente a taxa de vazão por litros de uma bomba está em seu manual de instruções. Se não for seu caso, é possível descobrir a vazão entrando em contato com o fabricante ou pesquisando seu modelo da bomba para piscina na internet.

Já para descobrir o número de vazão ideal para a sua piscina, é possível chegar a esse número através da seguinte contabilização:

Volume da água ÷ 10 horas ÷ 60 minutos = taxa de vazão em litros por minuto da bomba.

Capacidade do seu encanamento

Se os canos não permitem o fluxo adequado de água isso também afetará a sua bomba para a piscina. O correto a se fazer é escolher uma bomba para piscina com a mesma capacidade do seu encanamento. Isso é: nem acima nem abaixo. Dessa forma, a bomba para piscina não estará sobrecarregada nem ociosa.

Para averiguar esse tipo de critério, basta certificar-se se o diâmetro dos canos possui uma sucção compatível com a sua bomba para piscina.

Vazão do filtro

Assim como a vazão da bomba importa, a do filtro também. Principalmente devido aos filtros serem fabricados com uma vazão já determinada. Dessa forma, a bomba para a piscina, deve se adequar ao filtro.

Explicando de outra forma, a água que passa pela bomba entra em contato com o filtro. Se a bomba possui uma vazão diferente do filtro, a água pode não ser filtrada corretamente.

Quais são os modelos de bomba para piscina?

Os modelos em si vão ser variáveis de uma marca para a outra, o que por diversas vezes serve apenas para confundir a cabeça do consumidor. Por exemplo bomba para piscina “XXT” ou “Turbo dinâmico”? Como saber qual a diferença entre elas e se essas diferenças são o que você busca? Nós temos a solução!

Independente do nome do modelo que determinada marca der à bomba para piscina, você deve avaliar a qual categoria ela pertence. Elas são:

Centrífuga autoaspirante

A bomba para piscina da categoria centrífuga autoaspirante pode até parecer complexa devido ao nome, mas na realidade possui um processo bem simples. Essa bomba para piscina suga a água, a leva ao filtro e depois a expulsa na piscina novamente. Obviamente tudo isso de maneira automática.

Com velocidade variável

As bombas para piscina que possuem velocidade variável tendem a gastar menos energia. Já que uma lenta movimentação utiliza menos energia. Outro ponto positivo da bomba para piscina com velocidade variável é que se adequam melhor ao seu tipo de filtro.

Dessa forma, o melhor modelo será aquele que se encaixa melhor em suas necessidades.

Leia também – Filtro de piscina: quais os tipos e como escolher o melhor?

Esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido esclarecidas! Caso contrário deixe seu comentário abaixo e nós ajudaremos você no que for preciso!

DEIXE UMA RESPOSTA