como tratar água de piscina
MANUTENÇÃO

Como tratar água de piscina passo a passo

Definitivamente cuidar da piscina não é a tarefa mais fácil do mundo e é por isso que tantas pessoas contratam profissionais. Mas se você, assim como a gente, gosta de colocar a mão na massa, saiba que preparamos um passo a passo incrível para te ajudar nesta úmida tarefa.

Leia também – Medidor de cloro: um equipamento fundamental para a sua piscina

Primeiro passo: Separando os materiais necessários

Vamos pensar na limpeza da sua piscina como uma receita, sendo assim os ingredientes seriam:

  • Limpa bordas;
  • Fita teste;
  • Elevador e redutor de alcalinidade;
  • Elevador e redutor de pH;
  • Cloro (em tablete para a manutenção regular, granulado ou em pastilhas para a manutenção ocasional);
  • Algicida.

Segundo passo: Limpando a piscina

Com as mãos devidamente enluvadas, limpe a sujeira das bordas da piscina. Use um rodo de escova ou uma vassoura para isso.

Aplique na esponja o limpa bordas. Ele será responsável por eliminar todas as sujeiras que ali restam.

Terceiro passo: Filtrando a água

Agora que você soltou toda a sujeira que está grudada nas bordas, ela deve ir para algum lugar. E, neste caso, a própria água.

Para se livrar disso, basta realizar a filtragem da água durante o dia, em uma média de seis horas contínuas. O tempo exato de filtragem varia muito com o tipo da piscina e potência da bomba.

Quarto passo: Indo além

Se você quer entender como tratar água de piscina com perfeição, precisa entender que pode acontecer de algumas impurezas permanecerem na piscina, mais precisamente no fundo.

Para resolver este problema, é necessário aspirar o funda da piscina. É recomendado realizar esta atividade pelo menos uma vez por semana.

Quinto passo: Se livrando das algas

Durante este processo de manutenção aplique o algicida para controlar o surgimento de algas. A dosagem é de 6 ml por m³ da piscina. É indicado realizar essa aplicação no mesmo horário em que for aplicar o cloro.

Depois que finalizar a aplicação, filtre a piscina por mais 6 horas.

Sexto passo: Usando as fitas

As tiras de testes servem para três coisas fundamentais para manter a saúde da sua piscina. Elas indicam a alcalinidade total (AT), pH e o cloro.

Para realizar esta medicação, é indicado mergulhar pelo menos um vez por semana a tira de teste na água, pelo tempo determinado na embalagem.

O nível correto de AT é entre 80 e 120 ppm. Como tratar a água de piscina é nossa principal preocupação e é necessário estar muito atento a esses valores. Caso esteja acima do valor indicado, utilize o redutor. Se estiver acima, use o elevador de alcalinidade.

Ainda falando sobre as tiras, você encontrará o teor do pH da sua piscina. O adequado é que esta numeração esteja entre 7,2 e 7,6. Aqui deve prevalecer a mesma regra do AT, sendo abaixo do valor indicado se utiliza o elevador de pH e acima, o redutor de pH.

Sétimo passo: Aplicando o cloro

Por último, mas não menos importante na hora de pensar em como tratar água de piscina, temos a aplicação do cloro. Seu teor ideal é entre 1 e 3 ppm. Ao contrário do AT e do pH, não existe elevador ou redutor.

Neste caso, se o nível de cloro estiver abaixo, é necessário diluir o cloro em um recipiente com água e só depois adicionar esta mistura a água da piscina. No entanto não se pode jogar tudo de uma vez .Jogue aos poucos e uma pequena quantidade a cada três passos.

Complemente com – Bomba e filtro para piscina: como escolher as melhores opções

E então, todas as suas dúvidas estão respondidas e você está pronto para ser um mestre em como tratar água de piscina? Se algo ainda não está claro, basta deixar seu comentário abaixo e nós respondemos para você!

Você pode gostar também

DEIXE UMA RESPOSTA